CONVIDADOS DO 3º CONCURSO DE GUITARRA

CONVIDADOS DO 3º CONCURSO DE GUITARRA

Este ano (2012) o 3º Concurso de Guitarra será marcado com o início de aula didática, workshops e show.

A idéia surgiu numa conversa com amigos que gostariam de aprender algo novo, conhecer novos guitarristas e também ver a "turma" do Conservatório fazendo um show.

Este Ano estou trazendo dois grandes guitarristas, Endre Solti e Ivan Fonseca.

Endre Solti

 

Começou seus estudos de guitarra aos 16 anos, com o músico e professor José Roberto Vidal do conservatório Carlos Gomes de Campinas. 

Em 1995 ingressou no curso de música popular na Unicamp (turma de 95). Estudou no Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí (00/01). Cursou complementação pedagógica na UNINCOR, pós-graduações em psicopedagogia pela faculdade SÃO LUIS de Jaboticabal e Arte Educação pela FINON.

No item performance, integrou várias bandas de música country de destaque no cenário musical brasileiro e acompanhou vários artistas da música sertaneja como: Durval e David, Marcelo Costa, Tutti Quente Show (TV Regional de Campinas), Dalvan da dupla Duduca e Dalvan, Edson e Hudson, entre outros.Tocou com o compositor e pianista Renato Keffi de música mineira, foi arranjador e criador da orquestra de guitarras do conservatório de Pouso Alegre cujo repertorio incluía Standards de jazz e música brasileira, além de trilhas de filmes famosos;Trivial Jazz Trio (Standards de jazz e fusion), quarteto de instrumental do conservatório de Poços de Caldas (música brasileira) além de trabalho solo de instrumental em hotéis, bares e restaurantes.

Possui um trio de música instrumental com o nome da escola em que também é sócio, trio Musicarte. Foi endorse da marca GROOVE em 2005 (marca nacional de encordoamentos, palhetas e acessórios para violão e guitarra).

Participou como jurado do 5º, 6º e 13º festival da canção de Andradas e do 5º festival de música cristã de Pouso Alegre como jurado. Também participou do 2º encontro de guitarristas do interior do Estado São Paulo (jan.00) na cidade de Jaú, onde representou Campinas.

Já se apresentou em vários programas de TV acompanhando a banda Tiroteio de música country e tocando no quarteto de jazz do conservatório de Poços de Caldas. Ministrou algumas oficinas em escolas de música da cidade de Juiz de Fora- M.G, durante os anos de 2010 e 2011 enfocando sobre improvisação.

Atualmente ministra aulas de violão e guitarra no Conservatório Municipal de Poços de Caldas desde 2005 e guitarra, violão e instrumento complementar na Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), curso de licenciatura plena em instrumento e educação musical em EAD, desde 2010.

 



Ivan Fonseca

Mineiro de Bom Jesus Do Amparo, Ivan Fonseca, guitarrista, produtor e professor, começou o estudo da música aos 15 anos por intermédio de seu pai (Ivan Rodrigues) com quem aprendeu os primeiros acordes no violão e consequentemente descobriu o universo inimaginável da guitarra elétrica.

Como morava no interior, foi  para Belo Horizonte – MG  e se matriculou em uma escola de música onde se formou em guitarra em 1999. Nessa mesma escola, deu aulas  por 4 anos.

Destaca-se pelo diferencial de um estilo muito peculiar de tratar a música como um meio extremamente honesto de se expressar, trabalhando com os principais artistas mineiros tanto em palco como em estúdio.

Em 1998, produziu e gravou várias trilhas sonoras para o Colégio Pitágoras, usadas em aulas de inglês na  filial na China. Essas tiveram a participação do seu pai como violonista e de uma cantora chinesa.

No ano de 2001 fez a abertura do maior rodeio indoor da América Latina no ginásio do Mineirinho em BH, tocando suas composições para 25 mil pessoas. Evento gravado ao vivo pela TV Alterosa.

Desde 2002 vem gravando trilhas e jingles para rádios e empresas, produções e gravações de guitarras em cds e dvds de diversos artistas.

Em 2005 produziu uma peça teatral para o Colégio Marista de nome “O BAÚ”. A  trilha sonora foi executada ao vivo por Ivan Fonseca juntamente com o percussionista e pianista Mamão Mamede.

Em 2007 trabalhou junto ao grupo Repercussão, em apresentações que uniam a guitarra do rock com tambores culturais de congado, um projeto que foi de muito estudo e extremamente valioso para sua carreira.

Em 2010, participou de uma seleção nacional entre guitarristas e ganhou , conquistando assim a oportunidade de poder viajar muito fazendo workshops e no mesmo ano começou a gravação do seu primeiro cd “EQUILÍBRIO”.

É  endorser da empresa de pedais de guitarra Mroxy (www.mroxy.com.br) e da empresa de guitarras SOLLUS (http://www.luthiershop.com.br/). No mesmo ano começou a gravação do seu primeiro cd “EQUILÍBRIO”. (http://migre.me/968M0)

Atualmente divide suas apresentações em workshops, shows instrumentais, aberturas de eventos, free-lancer e shows com sua banda de hard rock Skellter (www.skellter.com).

Site : http://ivanfonseca.tnb.art.br/

 

Twitter: @ivanfonsec
Facebook: Ivan Fonseca
Tel para contato: 31 92580102